top of page

Brainfirst: Cérebro em primeiro lugar?

És livre ou um mero fantoche orquestrado pelo teu cérebro?

O Cérebro comanda o nosso comportamento: desvendando a primazia do cérebro



market of clay pots



Bem vindo! Neste post exploremos a influência do cérebro em todos os nossos pensamentos, sonhos e acções e o nosso grau de liberdade real, o nosso livre arbítrio. Numa viagem fascinante pela neurociência e neuropsicologia.🌟




Brainfirst: primazia do cérebro


Já alguma vez te interrogaste sobre o que faz de ti quem realmente és? De onde provêm os teus desejos, o que molda os teus sonhos e influencia todos os teus pensamentos, crenças, emoções e acções? A resposta, está no notável órgão que se encontra entre as tuas orelhas - o cérebro.


O cérebro e o seu funcionamento são fascinantes e ai residem muitas das respostas que actualmente procuramos obter sobre nós próprios, quem somos e o porquê de sermos quem somos. Há quase duas décadas já fascinada por este órgão mergulhei nos intrincados meandros do seu funcionamento para o meu projecto de doutoramento. Explorei linhas de investigação nas Neurociências, Neuropsicologia, Psicologia Clínica e nas fascinantes tecnologias de modulação cerebral à procura de respostas e informações que me permitissem entender e prever o impacto do cérebro na nossa identidade e fiquei arrebatada por este mundo inesgotável e fascinante que é a conexão entre a fisiologia cerebral e a essência da nossa identidade. Desde então, carrego a convicção profunda de que negligenciar o funcionamento do cérebro é descurar o cerne do que sentimos, do que pensamos, do que fazemos e, sobretudo, de quem somos.


Por isso, aperta os cintos de segurança e embarca comigo nesta aventura alucinante pela essência da nossa existência e de como ela é orquestrada a partir de dentro por este maestro pessoal que é o cérebro.



O cérebro o nosso maestro pessoal!

“O cérebro actua como um maestro central, o mestre orquestrador da sinfonia da mente, fazendo-nos sentir, pensar e agir no mundo". António Damásio


O cérebro humano é composto por cerca de 86 mil milhões de neurónios, cada um formando triliões de ligações, criando uma rede neural complexa que não tem paralelo na sua complexidade. Desta complexidade emerge um maestro subtil e elegante no seu funcionamento, habilidoso na forma como orquestra a sinfonia de emoções, pensamentos e comportamentos e é ele por trás das tuas rotinas diárias, a força motriz das tuas paixões e o maestros silencioso das tuas relações. Tudo o que percepcionas, desde o calor do sol na tua pele até ao sabor do teu gelado favorito, é meticulosamente processado pelo teu cérebro, transformando dados sensoriais brutos na tapeçaria vívida da tua realidade.



“O cérebro determina a vida que queremos viver, os vínculos que procuramos criar e manter, as vitórias para as quais lutamos diariamente, as crenças que defendemos e até mesmo a nossa percepção subjectiva da realidade – tudo está intrinsecamente ligado ao funcionamento do cérebro.”


O funcionamento do cérebro é complexo, mas não aleatório, os nossos circuitos neuronais foram esculpidos pela selecção natural para resolver problemas com que os nossos antepassados se depararam durante a história da evolução da nossa espécie. Nascemos com um cérebro instintivo, pré-programado, moldado por pressões evolutivas e depois cada um de nós se vê sujeito a diferentes influências educacionais que moldam o nosso caminho a partir do nascimento. É na convergência entre as pressões evolutivas da espécie e as pressões educacionais que encontramos no seio das nossas famílias e comunidades que se forja o nosso cérebro em desenvolvimento e estas duas forças invisíveis de incontornável impacto determinam em larga medida o seu funcionamento.



Livre ou fantoche?


Levanta-se então a questão: até que ponto somos livres? Até ponto será que o teu ser instintivo, comandado pelo teu cérebro, determina a tua vida, ou és tu, com a tua vontade consciente, que guias as tuas acções?

Em boa verdade tanto a resposta instintiva quanto a resposta consciente e amadurecida são geradas pelo teu cérebro, determinadas pela sua capacidade e limitadas pelas suas condicionantes.


Por isso importa tanto conhecê-lo, entendê-lo, respeitá-lo, optimizá-lo e viver de forma pacifica com o que ele é e nos permite :)



Atender ao cérebro enquanto maestro da nossa sintonia mental implica reconhecer que este é conduzido pelas partituras dos instintos ancestrais da humanidade e pelas influências educacionais que moldam o nosso caminho desde o nascimento. Apenas entendendo as suas premissas de funcionamento, a sua potencialidade podemos entender o nosso funcionamento e estar ao leme da nossa própria existência.


Da próxima vez que te maravilhares com os teus pensamentos, emoções ou sonhos, lembra-te que é o teu cérebro, o teu maestro pessoal, a orquestrar a incrível sinfonia que é a tua vida.


No próximo post irei descrever algumas das regras de funcionamento automático do cérebro, aquelas que actuam abaixo do nosso nível de consciência mas que determinam quem somos e o que fazemos numa base diária.



Vens comigo neste percurso esclarecedor que é o entendimento da verdade do cérebro e de como ela se sobrepõe à tua? .”


Vou pôr o meu cérebro a descansar e volto em breve :)






1692215050335_edited.jpg

Olá, que bom ter te ao meu lado nesta  empolgante jornada!

Bem-vindo ao meu cantinho virtual! Aqui, embarcamos numa jornada única e fascinante, na qual desvendaremos os enigmáticos códigos que nos comandam a partir do vasto reino do inconsciente. Exploramos as águas misteriosas das emoções, que pincelam a tela dos pensamentos com traços abstractos, criando paisagens surreais que se entrelaçam com o que chamamos de realidade objectiva.  Juntos, exploraremos o quebra cabeças que é a nossa identidade e a forma como ela é determinada pelo nosso cérebro. 🧠✨

Fica a par de todos os posts

Obrigado!

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page